Como Eu Organizo Minha Vida Devocional

http://pensamcritico.com/como-eu-organizo-minha-vida-devocional/

Uma coisa que me inspira é ver outras pessoas realizando coisas que eu gostaria de realizar. Existe algo no exemplo de outros que me motiva a realizar o mesmo. Se eu vejo que alguém fez, reconheço que é possível. Meu pai me dizia que quando ele estava na Universidade Federal em Florianópolis ele era cercado por pessoas que diziam para ele que ele não iria conseguir se formar porque Engenharia era muito difícil. “E os que conseguem passar? Eles tem quatro olhos? Dois narizes? Cinco orelhas? Ou são pessoas normais como eu e você? Bem, se eles conseguiram eu também vou conseguir”. Ele ralou, suou, e se dedicou muito, e por fim conseguiu o canudo tão esperado.

Essa é a mesma atitude que eu tenho a respeito de quase tudo na vida, especialmente na minha vida devocional. Manter uma vida devocional diária é uma das minhas maiores dificuldades, e eu reconheço que quando minha vida devocional não está em dia, minha vida normal também não está.
46470b60126bbdea1bc1476cabf189f9

É assim que eu me sinto quando eu fico muito tempo sem ouvir e falar com Deus :/

Porém, eu tenho encontrado algumas maneiras de atualizar minha vida devocional todos os dias de uma forma bem estabelecida e muito favorável para meu crescimento e realização da minha agenda geral. O que eu quero dizer com isso? Que eu encontrei uma forma que funciona para mim (que isso fique bem claro, funciona para mim), para manter os vagões da locomotiva devocional nos trilhos.
Então vamos logo ao assunto: como eu organizo minha vida devocional?
Eu faço devocional duas vezes ao dia. Eu não quero ler somente um livro e nem somente a Bíblia, então pensei, “por que não um e depois o outro?” Então aqui vai os períodos dos estudos:
Manhã (6:30am-7:30):
  • Um capítulo da revista Tabletalk
  • Ler e refletir nos versículos relacionados do tema do dia.
  • Oração AAAA.
  • Orar pelo assunto do dia.
  • Refletir em uma resolução de Jonathan Edwards.
Noite (21:30-22:30):
  • Ler um ponto do comentário do John MacArthur em 1 Timóteo.
  • Escrever no meu jornal a minha reflexão sobre o texto.
  • Orar com a oração dos quatro pontos.
  • Orar pelas necessidades do Samaritan MInistries.
Agora você deve estar se perguntando o que são esses nomes estranhos e porque eu só leio 1 Timóteo haha Ok, deixe-me explicar isso depois. Como diria Jack, o estripador, “vamos por partes”:

MANHÃS:

Um Capítulo da Revista Tabletalk

A revista Tabletalk é uma revista da Ligonier Ministries e do R. C. Sproul, da igreja Presbiteriana aqui nos EUA. Cada mês ela tem um tema de estudo. Já passei por “Ditados Difíceis de Cristo”, “A Ética Sexual Cristã”, “Contentamento”, “A Bíblia de Estudo”, “Apologética”, e agora estou em “Avivamento”. Esses temas, no entanto, não são os temas dos devocionais diários, mas sim dos artigos contidos na revista.
Cada mês vem com algo entre 5 a 7 artigos a respeito do tema. Existem colunas que são escritas por outros autores e pelo próprio Sproul também. Isso sem contar que você recebe uma cópia no iPad ou em qualquer tablet que você usar e mais uma revista física, que quando você compra o pacote de três anos recebe um box para encaixotar seus 36 items.
Todos os dias úteis a revista oferece um ou mais versículos como base no estudo, e uma exegese do texto feita por algum autor (nos finais de semana existe apenas uma leitura, visto que os cultos aqui são pela manhã). Os textos são MUITO bons, todos os dias aprendo algo novo. Além disso ela sempre oferece mais alguns textos bíblicos que contém o mesmo tema, o que me possibilita mais alguns minutos de reflexão sobre o tema no X1 (eu e a Bíblia apenas). Quando eu termino minha reflexão eu leio uma parte chamada Coran Deo – Living before the face of God, na qual o autor propõe uma reflexão sobre o texto. Gosto de ler depois para que minha reflexão pessoal não seja influenciada.
Eu amo essa revista e se você achar algum devocional que tenha essa qualidade eu iria recomendar para você. Caso você consiga esse devocional, pense bem viu. São $3 mensais (12 reais mensais), quase o preço do dogão que você come todo sábado com a juventude da sua igreja 😃

Oração AAAA:

Esse tipo de oração facilita não somente minha oração em si, mas como aplicar e reconhecer a leitura em minha vida. Não entendeu nada do que eu disse? Continue lendo que já vai clarear xD
 
Supondo que você não clique no artigo porque você é preguiçoso, vou explicar brevemente. Você divide sua meditação e oração no texto em quatro pontos: Aplicação, Agradecimento, Arrependimento, e Apelo. Basicamente, todos os dias eu busco uma aplicação desta passagem para minha vida. Após refletir sobre isso eu busco alguma forma de agradecer a Deus por tal aplicação (se for um pedido de santidade, eu agradeço porque Ele é santo, e pelo que Cristo fez para que eu pudesse ser santo também, por exemplo). Gosto também de buscar pessoas na minha vida que cumprem o que o texto me compele a fazer – dessa forma eu posso agradecer pela vida dessa pessoa e lembrar de interceder por ela. Ai chega a hora doída, a hora de reconhecer que eu não tenho cumprido essa aplicação da maneira que ela deveria ser cumprida (Davi disse que Deus deu seus mandamentos para que todos fossem cumpridos à risca, infelizmente ainda não vivo em tal patamar de santidade). Nesse momento eu me arrependo da maneira de como eu tenho ignorado tal texto na minha vida. Quando eu bato no fundo do poço, após o reconhecimento de que eu não sou tão espiritual quanto eu achava que era, chega o momento de apelar para o trono da Graça (Heb. 4:16). Nesse momento eu lembro que o ser necessário e supremo do Universo está me ouvindo, e pronto para me ver em santidade. Tento lembrar que Deus deseja que eu viva em santidade muito mais do que eu, para que eu não perca a motivação de orar por já ter errado muito nessa área. Eu apelo a Deus que ele me dê força e me ajude a cumprir aquilo que ele ordenou.
Fazendo isso minha oração fica muito mais profunda e dificilmente fica aquele negócio sem pé nem cabeça, sem começo, meio, ou fim. Faça um teste, você pode ler mais sobre esse estilo de oração que, inicialmente, foi sugerido por Martinho Lutero, no livro A Simple Way to Pray. Minha única contribuição foi mudar os nomes para que fique o acrônimo bonito A-A-A-A. Sim, eu tenho TOC.

Orar pelo assunto do dia:

Minha agenda é meio apertada então fica difícil orar por todos os motivos necessários todos os dias. Então, após ler um artigo escrito por Chuck Lawless sobre 9 estratégias que ajudaram ele a orar, decidi implementar um dos pontos dele na minha vida devocional.
No domingo a noite, quando eu organizo minha agenda para a próxima semana, eu organizo minhas orações para cada dia. Cada dia eu oro por algum assunto específico. Normalmente ela se parece com isso:
Segunda: Familiares
Terça: Amigos
Quarta: Igreja
Quinta: Faculdade
Sexta: Página Pensamento Crítico
Sábado: Brasil
Domingo: Missionários
Esse método de organização das minhas orações tem sido extremamente benéfico na minha vida, tanto em usar meu tempo de maneira mais produtiva, quanto em focar mais nos outros e não somente em mim. Entretanto, todos os dias eu oro por cada compromisso que eu tenho em seguida, oro por proteção e para que Deus me livre de tentações, oro a respeito do meu devocional, e oro por motivos específicos que possam surgir inesperadamente ou que não se enquadrem nas categorias listadas acima.

Refletir em uma resolução de Jonathan Edwards:

Todos os dias pela manhã eu tenho lido uma resolução de Jonathan Edwards. Ler estas resoluções me ajuda a meditar em pequenos pontos que eu deveria acrescentar em minha vida durante meu dia. Por mais que eu não concorde com todas as resoluções, suas reflexões são de grande valia para meu crescimento espiritual.

NOITES:

Ler um ponto do comentário de John MacArthur 1 Timóteo

Pela graça de Deus eu consegui entrar em um grupo do livro do ministério Grace To You, que permite que eu compre 3 comentários por mês com desconto. Pela metade deste ano estarei completando a minha coleção de 33 comentários do MacArthur no Novo Testamento. Livros fantásticos que irão te ajudar a crescer mesmo que você não seja calvinista ou cessascionista, como o autor.
Optei por focar 2016 em apenas um tema: Timóteo. 2016 será totalmente focado nas duas epístolas a Timóteo. Por que isso? Porque eu decidi que eu quero me aprofundar realmente aprofundado em alguns livros das Escrituras, e Timóteo é um deles. Um livro que trata de assuntos fundamentais para meu crescimento espiritual e acadêmico.
Eu poderia ter escolhido qualquer outro livro mas estas cartas sempre me trouxeram curiosidade, então escolhi estas. Todas as noites, antes de dormir eu leio e faço uma reflexão em um ponto de algum versículo, dependendo da extensão do texto do autor. Então algumas noites eu leio 3 versículo e outras leio apenas a metade de 1, porém sempre com uma reflexão profunda. Pode parecer pouco 3 ou 1 versículo por dia, mas não se engane, mais vale um versículo por dia de forma que você aplique na sua vida, do que 10 capítulos sem realizar a digestão apropriada. Comer demais sem digerir faz mal 😃

Escrever no meu jornal uma reflexão sobre o texto:

Após a leitura eu sempre tenho algo de novo que aprendi. A melhor coisa que posso fazer para fixar isso em minha mente é anotar isso em algum jornal como forma de diário ou algo do tipo. Escrever é uma das melhores formas de fixar conteúdo, e vai te tomar pouco tempo se você ler apenas alguns versículos toda noite.
Após isso eu faço a mesma oração AAAA que eu falei antes, por isso creio ser desnecessário explanar o assunto aqui novamente.

Orar pelas necessidades dos Samaritan Ministries:

Isso é algo que, creio eu, não vai fazer parte da vida da grande maioria de vocês, mas como está faz parte da minha, pensei em inserir. Samaritan Ministries é um plano de saúde, só que não. Eles são uma companhia cristã na qual você envia uma quantia mensal para determinada pessoa que está passando por alguma dificuldade médica, e quando você precisar eles enviarão para você diretamente também.
No Samaritan Ministries você não apenas “paga” o que precisa, mas você se relaciona com outras pessoas, o que te ajuda a desfocar do seu mundinho egoísta também. Toda vez que você envia uma quantia para alguém você também envia uma carta, motivando a pessoa a continuar lutando e mostrando apoio a tal pessoa. Todo mês eles enviam um guia de oração, que contém um motivo de oração por dia. Dessa forma você pode orar por outras pessoas que estão passando por dificuldades na área da saúde. Para dividir melhor minhas orações durante o dia e não sobrecarregar minhas manhãs eu resolvi colocar estas orações no período noturno.

Agora que você viu como eu organizo minha vida devocional você pode implantar algumas dessas idéias para aprimorar a sua! Eu também escrevi um artigo com 10 dicas para melhorar sua vida devocional que vai te ajudar a desenvolver algumas idéias sobre essa disciplina espiritual.

Minha vida devocional está constantemente mudando. Em breve irei parar com as resoluções de Jonathan Edwards e irei inserir a Confissão de Fé de Westminster ou algum outro credo. Tenha em mente que sua vida devocional tem que ser dogmática, não estática. Você tem de ser dogmatico sobre como fazê-la (todos os dias, 1h por dia, etc), mas não deve ser estático a ponto de não avançar e crescer nela. Esteja sempre de olho em artigos e idéias que as pessoas possam lhe oferecer para melhorar tal área na sua vida.

Se você quiser compartilhar sua vida devocional nos comentários fique a vontade! Espero poder responder a todos que quiser participar da conversa!

Deus te abençoe!

 

The following two tabs change content below.
Natan de Carvalho é estudante de Teologia e Filosofia na Southeastern Baptist Theological Seminary, na Carolina do Norte. O Catarinense, de Jaraguá do Sul, agora reside em Raleigh, aonde congrega e serve na Crossroads Fellowship Church. Natan também está colaborando na tradução do Logos Bible Software para o Português. Completou o Intensivo Ministerial e Missionário com o minstério Clamor de Media Noche, e também cursou teologia no Instituto Teológico Batista Catarinense.

Latest posts by Natan de Carvalho (see all)

Tags: , , , , , , ,

  • Pingback: 10 Dicas Para Melhorar Sua Vida Devocional - Pensamento Crí­tico()

  • Kariston Amorim

    Muito legal, man! Meu devocional está meio desorganizado…
    Com certeza irei implantar algumas idéias, como orar por um assunto diário, refletir sobre um credo ou confissão de fé, além de estudar mais a palavra. “Se pá”, compartilharei aqui depois que me organizar.
    Edificante!

    • Faça isso mesmo brother! Eu uso o aplicativo Habitica (www.habitica.com) pra transformar minha vida em um videogame. Se eu não faço meu devocional eu perco vida e posso até descer de level então talvez seja uma boa pra você bro xD

      • Kariston Amorim

        Que irado! Não sabia que existia algo assim hahaha
        Vou dar uma olhada nessa parada!
        Agora me dê licença que vou voltar a ler seu artigo das 10 dicas pra melhorar o devocional :p

        • É cara, esse aplicativo mudou minha vida hahaha Acabei de lembrar que eu tenho de gravar um vídeo de 1 segundo (para um projeto de anos que estou fazendo) e estudar alemão (que convenhamos, é um pé no s@c0) hahaha Essa semana eles lançaram o aplicativo em português então aproveite!

          Fique a vontade brother! Feedback e comentários são sempre bem vindos também xD Abraço!

          Obs: Não gaste tanto tempo lendo sobre devocional a ponto de não dar tempo de fazer seu devocional ahahahaha

          • Kariston Amorim

            Projeto de anos… tipo vc envelhecendo, ou deixando a barriga de grávida crescer por nove meses e depois seu filho crescendo no seu colo? Kkkkk
            Vou baixar o app sim.

            Valeu pela dica sobre não ler tanto sobre devocionais senão não sobrará tempo! Kkkk Achei muito válidas as suas dicas, e implantarei no meu sistema, com certeza.

          • http://www.1secondeveryday.com
            Eu gravo 1 segundo da minha vida todo dia, em alguns anos terei um filme que mostra as partes mais importantes da minha vida xD

            Dalleleeeeeeeeeee

          • Kariston Amorim

            Gostei! Começou quando?
            Vou tentar aderir a ideia também (to copiando tudo o que é bom hahaha). Vai ser muito nostálgico ver um filme sobre acontecimentos que marcaram minha vida.

            Ah… to usando o habitica e ele me ajudou a cumprir meu devocional todinho hoje. Ta bem legal! Claro que ainda sou novo com esse tipo de organização diária, e nunca dediquei tanto tempo para buscar a Deus como estou fazendo agora… vc é um dos meus incentivos, brother! Tem me ajudado muito

          • Comecei dia 01 de Janeiro deste ano. Em 5 anos terei 1825 segundos de vídeo, ou seja, 30 minutos e 41 segundos. Meu primeiro curta metragem da minha própria vida hahaha Vou poder compartilhar com meus filhos e tudo mais, é bem legal cara. Eu boto no Habitica e ganho pontos toda vez que faço isso haha

            Habitica mudou minha vida e ele tem toda uma ciência por trás dele. Quando eu conseguir tempo eu gravo um vídeo falando sobre a ciência por trás de “gamificar” sua vida.

            Obrigado brother, Deus abençoe!

          • Kariston Amorim

            Grava sim!

            Coloquei até umas coisas meio que pessoais, que não dá pra compartilhar aqui, mas espero que a gente possa conversar algum dia. Vamos ver se consigo acertar alguns pontos em minha vida que to precisando acertar. Que Deus nos dê graça pra cumprir Sua vontade!

            Te considero pra caramba man, Deus lhe abençoe em dobro!

%d blogueiros gostam disto: