Dicas Sobre Livros (Primeiros Passos)

Você passa meses e meses namorando aquele livro no site da editora, guarda dinheiro contadinho todo mês, e no fim das contas você o compra. Só que você não comprou um livro de leitura estilo “Max Lucado” ou algo do tipo. Você comprou The Doctrine of the Knowledge of God, de John Frame, por exemplo. Você comprou uma ferramenta para te auxiliar em futuros projetos. Você não vai ler 400 páginas de cabo a rabo em algumas semanas. Na verdade, você tem material acumulado da faculdade, tem que preparar lição pra sua célula/grupo de estudo da semana, e os eventos na igreja e em família não param. E daí? Você gastou $50 pra nada? Eu quero dar algumas sugestões que eu aprendi com meus professores que me ajudaram muito na minha longa caminhada de construir minha biblioteca. Atualmente eu tenho mais de 310 livros físicos e mais de 3,300 livros no Logos. Graças a ferramenta, eu encontro tudo que preciso no Logos de forma rápida. Mas livros físicos não são assim. Se você não abrí-los, você nunca vai saber o que tem dentro.

Namore Seu Livro

Essa semana chegaram 4 volumes da coleção do John Frame que eu peguei em uma promoção “dá hora.” O que eu fiz? Eu passo uns 15-20 minutos com cada livro, lendo a capa, contra capa, introdução, prefácio, lendo o sumário, e dando uma olhada por cima dos artigos. Eu já descobri que o livro que eu citei anteriormente, por exemplo, trata basicamente de epistemologia na visão de Frame. Mas isso não é tudo que eu aprendi, aprendi a sequência de pensamento, e sei que se eu quiser utilizar ele como uma referência eu não posso só ler o capítulo 3, tenho que ler o 1 primeiro devido a conexão entre os dois. Após terminar isso eu pego o próximo livro e vou aprendendo sobre o que se trata. Eu posso nunca ler o livro de capa a capa, mas no momento certo eu tenho ele em mãos e sei para que vou usá-lo.

Organize Seus Livros

Faz tempo que minhas estantes não tem mais espaço para meus livros. Eu tenho três estantes e meu quarto é pequeno, não cabe mais nada. Mas mesmo assim, eu tenho uma organização. Meus livros começam com a Bíblia, depois introduções ao AT e NT, depois comentários, seguido de dicionários e sistemáticas, doutrina das escrituras e assim vai. Eu tenho organizado por tópicos. Se Deus quiser, em breve terei meu próprio sistema de categorização com adesivos e tudo mais. Mas por hora tenho que me contentar em ter eles organizados dessa forma. Por que organizar seus livros na estante? Bem, se você tem 50 livros talvez não haja necessidade. Mas quando passa de 300 as coisas começam a complicar. Se eu não organizar agora, quando chegar em 1000 eu não sei mais onde está nada. E se eu não sei onde estão meus livros, qual o valor de tê-los? Então essa é minha segunda dica, organize eles para achá-los mais facilmente. Você pode organizá-los por tópico, título, autor, coleções, etc. Mas tenha eles organizados para facilitar a locomoção no seu local de estudo.

Tenha Uma Biblioteca Digital

Eu uso um site chamado Library Thing. Assim que eu recebo o livro, eu passo o código de barras dele em um scaner e adiciono ele na minha biblioteca digital. Eu adiciono tags e marco eles de acordo com o que eu quero. Se você for inteligente, você pode organizar sua estante física com a digital, o que vai facilitar quando sua biblioteca for maior. Eu posso filtrar minha biblioteca e descobrir que embora eu tenha 10 livros sobre epistemologia, eu tenho apenas 6 sobre metafísica. Por outro lado, tenho 11 livros sobre “Como Construir e Organizar sua Biblioteca”, e mais de 50 comentários Bíblicos. Se eu for fazer uma próxima compra, adivinha qual assunto eu preciso mais? Provavelmente aquele que está em “déficit” nas estantes. Enfim, não estou dizendo que você precisa comprar mais livros do que vai ler (você não deve fazer isso, é desperdício de um dinheiro que pertence a Deus e não a você), mas sim que um sistema digital pode te ajudar a se manter mais organizado e facilitar seu acesso aos seus livros.

Além disso, algumas pessoas são doentes da cabeça e elas emprestam livros para outras pessoas (nem adianta pedir porque eu não empresto). Sabe aquele livro que você ama que você emprestou pra alguém mas não lembra quem? Bem, se você marcar seu livro como “Checked out para _______” no Library Thing você irá saber. Por precaução, trate sua biblioteca como uma biblioteca normal. Saiba onde seus livros estão e em que estados eles estão.

Organização

Por mais que eu tratei apenas de livros físicos, você pode ter pastas organizadas para seus pdf’s e ibooks/kindle. De toda forma, quando você receber seu livro, passe um tempo com ele para entender o que você acaba de adquirir. Cadastre seus livros nos seus documentos e saiba onde ele está e para que serve. Você gastou seu dinheiro suado nessa ferramenta, seria um desperdício não saber como usá-la, certo?

The following two tabs change content below.
Natan de Carvalho é estudante de Teologia e Filosofia na Southeastern Baptist Theological Seminary, na Carolina do Norte. O Catarinense, de Jaraguá do Sul, agora reside em Raleigh, aonde congrega e serve na Crossroads Fellowship Church. Natan também está colaborando na tradução do Logos Bible Software para o Português. Completou o Intensivo Ministerial e Missionário com o minstério Clamor de Media Noche, e também cursou teologia no Instituto Teológico Batista Catarinense.

Latest posts by Natan de Carvalho (see all)

Tags: , ,

%d blogueiros gostam disto: