Ferramentas de Estudo (NEÓFITO)

Minha paixão pelo ensino correto da Palavra me leva a querer que outras pessoas possam tirar o máximo de vantagem das ferramentas que temos disponível. Quero que pastores e jovens teólogos se aprofundem mais e mais na palavra e que isso transborde na congregação e na comunidade local. No entanto, encontramos alguns obstáculos. Eu (ainda) não consigo ler em Alemão, então como ter acesso as centenas de livros disponíveis naquela língua? Não posso pagar um curso de filosofia analítica na universidade de Oxford ou Birmingham. Reconhecendo que temos limitações gostaria de apresentar algumas ferramentas que estão disponíveis à maioria de nós:

Duolingo:

Antes de mais nada, se você não sabe ler em inglês você está anos luz atrasado do resto do mundo. Entendo que muitos de nós não tiveram o privilégio te ter escola particular ou professor particular, mas hoje em dia com a internet ninguém tem desculpa. Eu tenho um plano para fazer um PhD no futuro. Então comecei a me preparar 10 anos na frente de meu curso. Eu estudo 5-10 minutos de alemão todo santo dia, sem exceção. Nas férias, quando não preciso de meus eletrônicos tanto quanto durante o semestre, eu coloco todos os meus dispositivos em alemão. Fazendo isso eu sou obrigado a aprender a língua. Liebte diese Idee?

Minha recomendação primária é esta: faça o download do Duolingo em seu smartphone e comece a estudar inglês. O Youtube está ai pra te ajudar com estudos suplementares também, então tire vantagem disso. E não tem desculpa, se você não tem smartphone o Duolingo oferece a mesma plataforma em qualquer navegador na internet. Faça um ritual matinal: todo dia, ao acordar, faça 5-10 minutos de Duolingo. Ao longo dos anos você verá a melhora. Se você acha que “ao longo dos anos” é uma expressão meio pesada e demorada eu te pergunto: você pensa em desistir do ministério tão cedo?

Logos, Olive Tree, e-Sword, BibleHub, BlueLetterBible, etc

Você sabia que nem mesmo John Piper ainda estuda com Bíblia de papel (eu comentei sobre isso em outro artigo)? O Dallas Theological Seminary agora presenteia seus alunos novos com um pacote silver do Logos Bible Software. Eles reconhecem que muitos pastores vem ao seminário mas depois se vão para cidades que não tem bibliotecas teológicas disponíveis. Nesta época em que vivemos agitados e sempre na correria, abrir 5 bíblias de papel na sua frente e comparar cada versículo é perda de tempo (a não ser que esta seja sua unica opção). O que você acha de um software que, com um clique, te dá as palavras no original, comentários bíblicos de acadêmicos, definições, enciclopédias, etc? Vou colocar por ordem de preferencia os que eu recomendo:

  1. Logos Bible SoftwareO melhor software de estudo Bíblico, na minha humilde opinião. Disponível em inglês, português, espanhol, alemão, koreano, e outras línguas. A plataforma mais desenvolvida parece ser a em inglês, mas a de português parece estar bem legal também. Se fosse possível, eu gostaria que cada pastor tivesse, no mínimo, um Gold Package, e cada professor de escola dominical, no mínimo, um Silver Package. Mas isso é em um mundo imaginário em que todos nós temos R$4.000,00 para gastar em livros de teologia. Se você economizar para um pacote bronze em português, você já está no lucro. Se você tem condições de pagar mais, eu não colocaria limites nos seus investimentos aqui.
  2. Olive Tree: Se o Logos é um estudo bíblico com esteróides anabolizantes, Olive Tree é aquele cara super dedicado na academia que, infelizmente, não tem dinheiro pra dieta, suplementos, e anabolizantes. Se você não tem dinheiro para comprar um Logos (digo isso agora, porque sei que você vai economizar nem que seja R$10/semana pra investir no Reino) pelo menos invista alguns dólares para comprar uma Bíblia em português com números Strong no Olive Tree. Se você sabe que vai investir no Logos no futuro, eu recomendaria comprar diretamente com eles, até pelo fato de ser mais barato (link para a Bíblia).
  3. e-Sword: Ok, você não tem dinheiro mesmo (nada de ir no dogão final de semana viu?), mas pelo menos sabe falar inglês. Baixe o e-Sword nos seus dispositivos móveis ou no seu computador e comece a estudar. Antes de ter o Logos eu usei este aplicativo. Com ele tenho o texto grego bizantino, textus receptus, a septuaginta, tanach, ASV, NASB, NKJV, ESV, JFAA, JFAC, na minha mão. Os comentários que eu mais usei deste software são: The Cambridge Bible for Schools and Colleges, John Gill’s Exposition of the Bible, Jamieson-Fausset-Brown, Keil & Delitzsch, Word Pictures, Word Studies, e o MacArthur Study Bible (unico que eu paguei extra). Você não tem nada a perder.
  4. BibleHub e BlueLetterBible: Estes são dois sites que te permitem fazer quase tudo que você faz no e-Sword sem ter de fazer o download do software. Se você tem um Mac mas não tem $10 para comprar o e-Sword (versão do Mac é paga) você pode acessar estes sites online.

Sites:

Aqui você pode encontrar alguns dos sites que eu recomendo que vão te auxiliar na sua pesquisa. Existem outros sites, como O Estandarte de Cristo, que pode te beneficiar com a biblioteca gratuita deles. Lá você tem páginas e páginas de conteúdo para baixar de graça (e legalmente).

5 Ferramentas que você PRECISA ter:

  1. Comentário Bíblico: Nosso conhecimento é limitado, e Deus instituiu mestres para que possamos ser ajudados no desenvolver do nosso estudo da Palavra. Tenha pelo menos 2 ou 3 comentários em toda a Bíblia. “Biblia de Estudo Dake” e “Bíblia do Guerreiro” ou “Bíblia do Empresário” vão ser de pouco benefício para quem busca um estudo profundo da Palavra. Comentários Bíblicos que eu recomendo são estes: Comentário Bíblico NVI (F. F. Bruce), Comentário Bíblico Vida Nova (D. A. Carson, J. A. Motyer, etc). Em inglês eu recomendo o Bible Knowledge Commentary (DTS).
    Além de alguns comentários da Bíblia toda para seu estudo você deve ter alguns comentários que são “padrão” no estudo de algum livro. Digamos que sua igreja vá estudar Romanos. Neste caso, não comprar o comentário de Romanos de Cranfield seria tolice. Ou se for estudar os evangelhos, seria importante que você adquirisse os comentários de Darrel Bock nos evangelhos.
  2. Dicionário Bíblico / Lexicon: O dicionário Vine deveria ser obrigatório para pastores. Ele vai lidar com as palavras, mais como um lexicon. Já um dicionário como o Dicionário Ilustrado da Bíblia (Youngblood, Bruce, e Harrison) vai te dar temas e e palavras que você tenha dificuldade, como propiciação por exemplo. Caso você leia em inglês eu recomendo o Evangelical Dictionary of Biblical Theology e o Holman Ilustrated Bible Dictionary. O Léxico Hebraico e Aramaico de William Holladay e o Léxico do Novo Testamento de Gingrich e Danker são ótimos e eu recomendo! Se você lê em inglês eu recomendo Brown-Driver-Briggs para o Hebraico e o Strong Dictionary para o Grego.
  3. Enciclopédias: Aqui começa sua pesquisa sobre assuntos no qual você não é familiar. Vai ter de pregar sobre anjos e não conhece muito o assunto? Procure em sua enciclopédia e comece por lá. Recomendo a Enciclopédia Temática da Bíblia, Enciclopédia Histórico-Teológica da Igreja Cristã, entre outras. Se você lê inglês eu recomendo o Baker Encyclopedia of the Bible e o Oxford Dictionary of the Christian Church.
  4. Atlas: Um atlas é para aqueles que ficam perdidos e não sabem se Jerusalém é abaixo da Galiléia ou ao lado de São Paulo. Um básico como o Holman Bible Atlas ou o Atlas Vida Nova da Bíblia já vai te ajudar.
  5. ConcordânciaPor mais que esteja caindo em desuso, ainda serve sua utilidade. Digamos que você tenha que fazer um estudo sobre Paulo e sua doutrina da conformidade (se conformar com a soberania de Deus e não se conformar com o presente século). Você sabe por onde começar? Você pode pesquisar a palavra “conformar” e seus derivados e você vai ter uma lista com todas as instâncias desse termo na palavra. Algumas Bíblias vem com uma breve concordância no final. Eu recomendo que você pegue algum aplicativo que eu recomendei antes, eles vão te servir como concordância 🙂

Nisso eu termino minha breve recomendação de ferramentas para iniciantes. Se você quiser conferir minhas recomendações de ferramentas para aqueles que estão mais avançados clique aqui.

The following two tabs change content below.
Natan de Carvalho é estudante de Teologia e Filosofia na Southeastern Baptist Theological Seminary, na Carolina do Norte. O Catarinense, de Jaraguá do Sul, agora reside em Raleigh, aonde congrega e serve na Crossroads Fellowship Church. Natan também está colaborando na tradução do Logos Bible Software para o Português. Completou o Intensivo Ministerial e Missionário com o minstério Clamor de Media Noche, e também cursou teologia no Instituto Teológico Batista Catarinense.

Latest posts by Natan de Carvalho (see all)