Sexta, Sábado, E Domingo – Uma Fantasia Sobre A Páscoa

Hoje é só sexta feira….
Tic tac. …Tic tac….Já fazem algumas horas que Ele morreu…
Tic tac.. Roma comemora…apenas mais um insurgente contra o império que é descartado… o túmulo foi selado com o selo de Roma: “fique aí dentro…É uma ordem de César…”
Os fariseus, saduceus e outros “eu”s se regozijam….aquele que se declarava filho de Deus está morto, sepultado… Aquele que se opunha ao poder petrificado, frio do poder eclesial foi eliminado de vez. Podemos continuar a manter o povo sob nosso tacão de medo e falsidade…
Os discípulos se escondem…dentro de uma casa um olha para o outro… um silêncio que grita algo do tipo “o q deu errado ?” Medo, dúvida, covardia, decepção, choro…uma mistura de sentimentos que vem a nossa mente…Como quando viemos do velório de um amigo… vc sabe como é isso não? Se já enterrou alguém querido sabe do que eu estou falando…esse peito apertado do “partiu…nunca mais vou vê-lo“… Frustrante isso…Será que acreditei, coloquei todas as minhas apostas na pessoa errada?….dúvidas…
Nas ruas as pessoas que foram tocadas, curadas, amadas, olhadas por Ele simplesmente não acreditam… “Como puderam matar alguém tão bom?” Esse mundo é cruel mesmo…
Agora…alegria mesmo, festa como nunca houve está acontecendo é no inferno…Satanás pessoalmente decretou feriado nacional… Tudo por conta dele.. Demônios e demoninhos festejem..o que eu comecei lá no jardim do éden, concluí agora: “matei o filho de Deus”…diz o anjo caído… “Sou ou não sou o todo poderoso? Não falei que ia tirar dessa raça chamada humana todas as esperanças de vida e de um dia se reconciliarem com seu Deus? Hoje eu fiz isso…” Mas…Hoje é só sexta feira…uma silenciosa…chuvosa..nublada e triste sexta feira… Será que está acontecendo algo dentro daquele túmulo? Algo nunca visto estará acontecendo nas entranhas da terra? Não sei… difícil… nunca alguém que foi enterrado e embalsamado saiu de um túmulo por suas próprias forças…Há a necessidade de grande poder pra isso… Bobagem…esquece isso…Não vai acontecer…
Mas hoje é só sexta feira… Vamos esperar até amanhã pra ver se algo acontece… Hoje é só sexta feira…Tic tac…

Sábado A Noite…

Sábado a noite… nada aconteceu ainda…
Há 2000 anos atrás essa noite foi de decepção/dúvidas para alguns, alegria para outros e preocupação/medo para outros…
Os discípulos continuam dentro de casa… noite de pouca conversa, muitas mágoas e muitas perguntas…
Parece que nada vai acontecer com Jesus mesmo… está morto, enterrado, embalsamado, em decomposição… como todo mundo que morre…
Pedro começa a perguntar se o pessoal sabe quando começa esse ano a temporada das tainhas…. já que vou voltar a ser pescador, é melhor começar a me preparar…. e Pedro puxa o travesseiro pra descansar até amanhã…vai ser uma noite longa..e vai-vem na sua mente uma frase que lhe foi dita “você vai ser pescador de homens…”… e ele fica ruminando “que será que Ele quis dizer com isso?….”
Mas é apenas sábado a noite….
Mateus, sem falar muito respira mais aliviado com o futuro… como funcionário concursado da coletoria e apenas de licença pensa consigo mesmo…“ainda bem que não pedi demissão… ainda bem que só pedi licença não remunerada…” segunda vou dar entrada nos papéis… Mas é apenas sábado a noite…. Simão fica matutando… “com que cara vou voltar ao partido? Saí de lá dizendo que uma revolução ia acontecer e que havia encontrado alguém que destruiria Roma… e simplesmente mataram Ele sem a menor cerimômia…. acho que devemos voltar com aquele discurso pedindo o impeachment de César…” as vezes isso pode dar certo….
Mas é apenas sábado a noite….
O povo em geral volta as suas atividades, cada um volta ao seu trabalho, Roma continua ser o assunto das rodinhas, a alta taxa de impostos continua sendo o assunto que revolta e mantém a população unida… Mas é apenas sábado a noite… Pilatos, Caifás e os outros líderes dormem sossegados e felizes. Acabar com Jesus foi muito mais fácil que imaginaram. Porque demoramos tanto? Ele não levantou um dedo pra se defender? Que raios de filho de Deus era esse? Tinha poder pra curar leprosos, dar vista aos cegos, ressuscitar mortos, andar sobre as águas, mas não conseguiu impedir a sua própria morte? Que Messias mais estranho… fizemos bem em eliminá-lo…. Acabou o problema…
Mas é apenas sábado a noite….
Porém… um ser está preocupado…. enquanto lá no inferno demônios e demoniozinhos continuam se esbaldando na festa da vitória… Satanaz entre um abraço e outro senta no seu trono e quando ninguém percebe… franze a testa e diz pra si mesmo: “muito estranho esse silêncio de Deus…muito estranho…” Ele que “caminhou entre as pedras fulgurantes… que esteve no monte santo..que esteve no Éden…”conhece bem o poder de Deus, conhece o força da sua ira, conhece o tamanho do seu exército, conhece o amor pelo seu filho unigênito…. e isso o preocupa… Embora a noite seja de festa no inferno, algo lá no fundo do seu ser parece que quer gritar que “isso não vai acabar bem prá nós…”
Mas… é só uma dúvida… Afinal… é apenas sábado a noite…e muita coisa pode acontecer entre essa noite o amanhecer de domingo….

Madrugada De Domingo

Tic Tac… Tic Tac…..é madrugada de domingo…..
Todos dormem…os discípulos…Pilatos.. Caifás…o povo…as pessoas precisam dormir… seres humanos são assim… são fracas… se não dormirem….morrem… Alguns não podem dormir: os guardas que ficaram cuidando do túmulo de Jesus…Pilatos deu uma ordem para que guardassem o túmulo e não deixassem que pessoa alguma abrisse o túmulo e roubasse o corpo… um corpo morto… Pilatos era bom em dar ordens. Sempre foi acostumado a mandar. Mandou matar Jesus, mandou selar o túmulo, mandou “fica aí dentro”.. e mandou uma tropa pra garantir que isso acontecesse…. Ninguém desobedece Roma…. Até aquele dia….
Diz a bíblia que houve um terremoto…. um anjo desceu do céu(uau !).. e removeu a pedra…não usava as roupas do império romano, seus escudos e capacete…era um pouco mais sofisticado…. diz que seu aspecto era “como um relâmpago… e suas vestes brancas como a neve…”. Nunca Roma havia visto algo tão glorioso… e nunca mais viu…. E os temidos guardas do império Romano? Pra ser generosa e talvez educada a bíblia diz que “eles tremeram…. e ficaram como mortos” (acho que foram sábios…. Melhor mesmo se fingir de morto do que viver a experiência literalmente…melhor talvez só ter que trocar a roupa pois talvez aquela estava comprometida…)
Eles estavam agora lidando com um poder que não conheciam. Não tinham a menor idéia com o que estavam lidando…. Paralelamente..um pouco longe dali… enquanto rolava a maior festa que o inferno já tinha visto, talvez um demônio entrou correndo, estupefato, horrorizado… e aproxima-se do príncipe das trevas… (consegue imaginar a cena ?) não precisa dizer nada…. Lucifer já sabe…e engole em seco dizendo pra si mesmo “aconteceu !”. A música diminui…a tristeza toma conta dos demônios e demoniozinhos, todos param de beber e olham pra Satanaz….já imaginam o que aconteceu…. Vem a ordem “Parem a música! A festa acabou! A nossa vida de agora em diante vai mesmo virar um…. um…. sei lá…. um inferno!” Lembram do velório de sexta ? Se você achou que aquilo foi triste, não tem idéia como ficou o inferno depois dessa notícia…….e é triste assim até hoje…
Lembram do velório de sexta? Se você achou que aquilo foi triste, não tem idéia como ficou o inferno depois dessa notícia.
Na terra acontece uma sucessão de fatos e ordens agora: O mesmo anjo que arrancou a pedra e prostrou os guardas romanos diz às amigas de Jesus:
1- “Não temais…”(Deus sabe que os humanos são muito bons nesse negócio de “temer”)
2- “eu sei que voces estão buscando Jesus… aquele que foi crucificado…”
3- “não está mais aqui…”
4- “vão depressa e digam aos discípulos que ele ressuscitou dos mortos”
5- “E ele quer uma reuniãozinha com voces lá na Galiléia…. como nos velhos tempos ok ?”
A bíblia diz que elas partiram… com temor.. e alegria…. Mas a história fica melhor ainda, veja:
Jesus em pessoa vem ao encontro deles… e confirma a reunião na Galiléia… como nos velhos tempos…..
O que aconteceu no túmulo naquela noite ? Ninguém sabe. Como aconteceu ? Menos ainda. Lembra que estava todo mundo dormindo né ? Todo mundo… mas Deus nunca dorme. Ele não precisa.
Tic Tac…. Deus não se submete a esse som…. o tempo se submete a ele.. Ele não se cansa nem se fadiga.
Aquele que pesa as montanhas da terra em balança de farmacêutico (o Everest é apenas um pó…), resolveu que naquela noite ia mostrar ao império romano, a Caifás, fariseus, saduceus e outros “eus”, aos discípulos, ao povo, a “Sra.” Morte, e a Satanas, quem manda de fato.
O plano de Deus para redenção do homem fecha seu primeiro ciclo… a primeira vinda de Jesus e sua volta para o Céu….
Lembre-se… essa foi a primeira vinda….
Tem gente que não acreditou que Ele viria…. perderam o trailer do filme… Outros não acreditaram que Ele morreria…não chegaram a tempo pra estréia e não entenderam a história…e ressuscitaria…. perderam o final do filme… quando “o mocinho” venceu… E alguns não acreditam que ele vai voltar um dia… infelizmente vão perder a coroação do Artista… a entrega do “Oscar”… a consagração do Rei… e pior… não vão estar presentes na festa que vai durar a eternidade….e brother…. aquilo sim será festa….Uau ! Mas será que tudo isso aconteceu mesmo ? Será que foi assim mesmo ? Será que esse Jesus teve tanto poder e essa fé que ele colocou naqueles 12 vingou ? “Sei lá”… quem sou em pra responder…
Tic Tac…. Deus não se submete a esse som…. o tempo se submete a ele.
Mas vamos fazer um teste… vamos numa igreja nesse domingo chamado “domingo de páscoa” …e vamos ver o que falam lá… 2016 anos depois…. as histórias que vão nos contar… vamos conhecer vidas que foram mudadas… casamentos que foram restaurados… vamos falar com alguns jovens que conseguiram vencer as drogas… conversar com alguns que venceram suas fobias, o medo da morte, o medo do futuro… conhecer alguns que foram curados de doenças… vamos nos deixar ser absorvidos por histórias de pessoas que conseguiram perdoar pais, mães, filhos… porque um poder maior os perdoou um dia e lhes deu graça e poder para perdoar também…. vamos conhecer filhos que ganharam novos pais… Aí vai ficar mais fácil entender qual o tamanho desse Poder que removeu a rocha, que tirou um morto do túmulo e o fez reviver…. que um dia ressuscitou a MINHA alma seca e morta… e pode ressuscitar a sua também pois acredite… desse negócio de “ressuscitar” Ele entende como ninguém.

Texto por Maurício de Carvalho, Pastor (Comunidade Batista Vida Nova) e Empresário (Centrium Informática).

The following two tabs change content below.
Natan de Carvalho é estudante de Teologia e Filosofia na Southeastern Baptist Theological Seminary, na Carolina do Norte. O Catarinense, de Jaraguá do Sul, agora reside em Raleigh, aonde congrega e serve na Crossroads Fellowship Church. Natan também está colaborando na tradução do Logos Bible Software para o Português. Completou o Intensivo Ministerial e Missionário com o minstério Clamor de Media Noche, e também cursou teologia no Instituto Teológico Batista Catarinense.

Latest posts by Natan de Carvalho (see all)

Tags: , , , , , , , , , , , , , , ,

%d blogueiros gostam disto: