Sugestão de Leitura Devocional

Um dos maiores problemas que eu enfrento na minha leitura devocional é o tempo que ela toma. Se eu for ler um capítulo da Bíblia e ler um ou dois comentários sobre tal capítulo eu sei que vou gastar no mínimo 1h. Mas alguns fatores nem sempre contribuem para que eu tenha tanto tempo para ler. No futuro pretendo falar da saúde mental do teólogo e da necessidade do cuidar do corpo, mas no momento quero focar apenas na leitura matinal. Se queremos ter um devocional consistente, como organizar nosso tempo?

A Confusão

Minha agenda sempre muda. Terças e quintas eu tenho aula as 9h e na sexta tenho aula as 8:30h. Eu sei que eu preciso de pelo menos 30 minutos dirigindo para chegar na faculdade. Então eu tenho que estar no carro dirigindo as 8:30h nas terças e quintas e 8h nas sextas. Porém, eu sei que eu preciso comer. Se eu não tomar meu café da manhã, meu dia inteiro dificulta minha ingestão de calorias necessárias. E eu sei que meu café da manhã demora em média 35 minutos. Ou seja, eu tenho de estar comendo as 7:45h nas terças e quintas e 7:15h nas sextas. Eu também preciso tomar banho pra acordar. Normalmente eu saio de casa cedo de manhã e volto pra casa as 23h. Meus banhos demoram em média 7 minutos, e eu demoro 3 minutos para me vestir, visto que eu organizo a roupa do dia seguinte na noite anterior. Se eu contar tempo das minhas necessidades fisiológicas, higiene pessoal, alimentação, e andar pela casa (moro em uma casa de dois andares), meu ritual matinal leva em média 50 minutos a 1h. O problema é que eu acordo as 7h. Se eu acordar mais cedo eu não tenho minhas horas necessárias de sono, e eu não estou disposto a abrir mão do meu descanso visto que sei o quanto necessito dele.

Lembre-se: Se você precisa de uma hora a mais de sono, você precisa de uma hora a mais de sono. Se privar desta uma hora para estudar ou trabalhar não é ganhar mais uma hora, mas sim perder produtividade nas outras várias horas do dia.

Nas segundas e quartas eu me encontro mais livre. Nos sábados eu nunca tenho horário para acordar, e no domingo tenho igreja cedo pela manhã, retornando somente na tarde. Em resumo, alguns dias eu tenho 3h para leitura devocional, enquanto em outros eu tenho apenas 10-15 minutos. O que fazer?

Minha (aparente) Solução

Eu descobri que eu não posso mais me enganar dizendo que eu vou ler 65 capítulos da Bíblia por dia. Simplesmente não dá. E eu estou mais interessado na qualidade do meu tempo e na profundidade do meu estudo na Palavra do que em terminar de ler a Bíblia em um ano. Eu já li a Bíblia toda e tenho uma boa e sólida idéia da grande narrativa. Posso contar a história da Bíblia de cabeça sem pular dispensações e pessoas/eventos chave. Se você ainda não leu a Bíblia toda feche este post e vá ler. Para os que não leram a Bíblia toda eu sempre recomendo que leia ela inteira antes de se aventurar a se aprofundar em um só livro. A melhor notícia é que neste ano a Editora Vida Nova estará lançando uma versão traduzida do The Drama of Scripture de Craig Bartholomew and Michael Goheen. Recomendo que você leia a Bíblia toda em adição deste livro para ter uma idéia do panorama das Escrituras antes de se aventurar em ler livros isolados.

Eu escolhi ter três tipos de devocionais. Um longo, um médio, e um curto. Além de organizar minhas orações durante a semana, como já expliquei anteriormente, agora eu organizo minha leitura de forma flexível. Por hora, é assim que eu organizo minhas leituras:

  • Bíblia+Comentário: Eu acabei de terminar o livro de Gênesis com os comentários de Allen Ross (Bible Knowledge Commentary). Agora estou para decidir se leio Gênesis novamente com os comentários de Derek Kidner (Tyndale Old Testament Commentaries) ou se leio Provérbios com Kidner. Enfim, eu leio apenas um capítulo da Palavra e após ler e meditar eu leio os comentários da sessão que estou lendo. As vezes isso varia. Por exemplo, quando os irmãos de José foram ao Egito (Gênesis 42) a história só termina quando José morre (Gênesis 50:26). Eu decidi ler de Genesis 42 até a morte de Jacó, em Gênesis 49:28. Essa sessão, por exemplo, levou aproximadamente 2h de leitura e meditação. E todas as outras vezes que li apenas um capítulo me tomaram em média 1h. Então quando tenho bastante tempo disponível, como minhas Segundas, Quartas, e Sábados, eu leio a Palavra e um Comentário Bíblico. Vale relembrar que eu não leio a Anchor Yale Bible ou Hermeneia quando faço meus devocionais. Aqui não me interessa a raíz do nome do cajado de Moisés, mas sim se a obediência tem benefícios ou não.
  • Tabletalk Magazine: Eu ainda utilizo minha querida Tabletalk. Ele me dá alguns versículos que são bases de algumas doutrinas cristãs e uma meditação na doutrina. Em seguida uma aplicação para oração e alguns versículos relacionados. Eu gosto e recomendo. Estas leituras me tomam 20-30 minutos, então elas se encaixam perfeitamente nas minhas terças e quintas. Duas vezes por semana eu leio esta revista e não deixo de meditar na Palavra por falta de tempo.
  • Coffe with Calvin / Solid Joys: Quando meus dias são apertados, como sextas feiras, domingos, ou dias que alguém resolve marcar uma reunião comigo as 8h (nunca faça isso, tenha dó de nossas almas), eu faço uma breve leitura destes livros. Coffee with Calvin (Donal McKim) é uma breve coleção de 80 leituras devocionais nas principais doutrinas de João Calvino. Lemos uma parte das Institutas e um comentário relacionando este ponto com outros pontos das Institutas e versículos bíblicos. Esta tem sido uma ótima maneira de me tornar mais familiar com as obras de Calvino. Após terminar este livreto pretendo utilizar Knowing God and Knowing Ourselves de David Calhoun. As vezes eu dou uma mudada e eu leio Solid Joys, que são excertos de livros de Piper compilados em leituras diárias. É um aplicativo de graça disponível para Android e iOS. Se você não tem espaço no seu celular você pode se inscrever para receber os devocionais por email (selecione apenas a caixa “solid joys”). Estes devocionais são ótimas breves que vão te auxiliar a te manter meditando na Palavra mesmo quando o dia é corrido.

Lembrete

Não permita que sua agenda tire seu tempo com Deus. Quando os Egípcios viram que os Hebreus estavam se achegando perto de Deus o Faraó ordenou mais trabalho com o objetivo de privá-los de sua meditação em Deus. Não permita que o mundo, o trabalho, sua faculdade, família, ou qualquer outra coisa tire seu tempo com Deus. As vezes você não vai ter 3h, mas quando tiver faça questão de usá-las. Lembre-se do privilégio que você tem e quanto outros irmãos em perseguição não dariam tudo que tem por 3h de leitura e meditação com o material que temos a nosso dispor. Quando você tiver apenas 15 minutos ou menos lembre-se que isso é uma questão de vida ou morte. Seu crescimento e manutenção espiritual dependem das Palavras de Deus. Você pode estar se perguntando, “por que não ler a Bíblia ao invés destes breves devocionais?” Para ser rápido eu respondo que a Bíblia não é o Daily Briefs do New York Times que você recebe toda manhã no seu email (fica a dica). A Palavra de Deus exige cautelosa interpretação e é sábio ouvir várias vozes de outros irmãos mais experientes (comentários Bíblicos) antes de tirar conclusões. O Senhor não se agrada que distorçamos sua Palavra, e meu zelo pelas Escrituras não me permite tratar a Bíblia como um livreto ou um resumo de algo. A Bíblia é um livro complexo, um dos mais difíceis que existem. Creio que seja arrogância pressupor que você pode ler em alguns minutos e ter a compreensão correta do que o texto quis dizer aos leitores primários que liam uma língua diferente, viviam em uma cultura diferente, e utilizavam métodos de interpretação textuais diferentes. Por estas razões prefiro breves reflexões de fontes confiáveis ao ler a Bíblia com pressa.

De qualquer forma, leia a Palavra e ouça a comunidade cristã. Este modelo que apresentei permite que você faça teologia em comunidade e cresça individualmente. Você lê comentários, textos, e livros de outros irmãos e é introduzido a um diálogo sobre a Palavra de Deus. Por outro lado você lê as Escrituras e é conduzido a um estudo mais complexo. Creio que seja um balanço prático e confiável. Se você gostou e pretende implementar este modelo compartilhe isso com outras pessoas! Fique livre para mudar os livros, eu apenas coloquei o que tem funcionado para mim. A estrutura é o que importa 🙂


Imagem: Always Reading II por Mokra.

The following two tabs change content below.
Natan de Carvalho é estudante de Teologia e Filosofia na Southeastern Baptist Theological Seminary, na Carolina do Norte. O Catarinense, de Jaraguá do Sul, agora reside em Raleigh, aonde congrega e serve na Crossroads Fellowship Church. Natan também está colaborando na tradução do Logos Bible Software para o Português. Completou o Intensivo Ministerial e Missionário com o minstério Clamor de Media Noche, e também cursou teologia no Instituto Teológico Batista Catarinense.

Latest posts by Natan de Carvalho (see all)

Tags: ,

  • Luiz Felipe

    Bom dia natan, seu blog tem sido fonte de refrigério para minha alma e seus artigos são de extrema qualidade assim como suas dicas sobre vida devocional, entretanto gostaria que esclarecesse algumas dúvidas. Como funciona a meditação das escrituras ou dos artigos da tabletalk? Você na maioria das vezes lê as escrituras acompanhado de um comentário?

    Abraços Fraternos,

    • Luiz, obrigado pelo comentário! Fico feliz em ajudar!
      Bem, meu meditar nas Escrituras é simplesmente buscar entender o conceito do texto e pensar sobre ele. O livro “Grasping God’s Word” de Duvall Hays tem um bom sistema de como partir da interpretação do texto para a audiência original para como meditar no texto para sua vida. De fato, nem todo texto da a Palavra se aplica pra mim, mas eu sempre reflito sobre o texto e como eu posso utilizá-lo na minha vida. Algumas perguntas que você pode se fazer são:
      • O que este texto fala a respeito de Deus? De acordo com este texto, quem é Deus?
      • O que este texto fala sobre o homem? Como isso seria diferente antes da queda?
      • Como eu, na minha vida, tenho repetido este erro? O que eu posso fazer para mudar?
      • Como a igreja pode agir em comunidade para transformar o mundo utilizando o princípio aprendido aqui?
      E por aí vai…

      Eu normalmente utilizo um comentário, mas eu não recomendo isso para todo mundo. Veja que eu estou utilizando um comentário em Genesis para meus devocionais mas eu sei como estudar o livro sozinho. Eu sei os princípios hermenêuticos para decifrar um texto, sei colocá-los em pratica, sei quais princípios são ruins e quais são bons. Eu estou bem ciente da minha hermenêutica. Ler um texto bíblico e simplesmente “comprar a ideia” do autor do livro é negar seu próprio pensamento. Fazendo isso você não pensa criticamente, você na verdade nem pensa, o autor já fez o pensamento para você. Então eu diria que antes de ler o que outros falam sobre determinado texto faça questão de estudar Hermenêutica e saber o porque de interpretar cada texto como você interpreta. “How to Read the Bible for All Its Worth” de Gordon Fee e Douglas Stuart é uma boa introdução a hermenêutica.

      Abraço!

%d blogueiros gostam disto: