Usando Seu Smartphone Para Glória de Deus

De acordo com meu app Moment eu passo aproximadamente 4h no meu iPhone todo santo dia. Sim, eu usei um app para descobrir quanto tempo eu passo usando apps todo dia, e eu quero dizer que você também deveria fazer isso. Por que? Porque a maioria de nós usa o smartphone para redes sociais, e é isso. Alguns chegam a gastar 4 mil reais para usar o instagram em um celular metálico com uma maçã mordida. Eu acho que tenho algumas idéias para você turbinar sua vida espiritual com seu iPhone.

Ouvindo a podcast AskPastorJohn, que você pode encontrar na minha lista de podcasts favoritos, John Piper falou sobre o mesmo assunto e deu algumas categorias que eu vou utilizar aqui.

Estudo:

Eu uso meu iPhone para estudar e tenho certeza que você deveria usar o seu para isso também. Faz tempo, mas muito tempo que eu leio a Bíblia no papel (e antes de você vir me xingar, saiba que precisa xingar o Piper também porque ele também compartilha da minha opinião). Eu uso o aplicativo Logos Bible Software, com um Starter Package que me custou 230 dólares. Mas você não precisa de tudo isso pra estudar. Eu comprei este software depois de dois anos de “namoro” com o app. Antes disso eu fazia uso do app e-Sword. Como este aplicativo é gratuito, incentivo você a usá-lo. Ele já teve mais de 30 milhões de downloads, e é usado em mais de 235 países. Nele você pode ler o texto em inglês/português/espanhol ou qualquer outra língua ao lado do Hebraico e Grego. Você ganha acesso a mais de 15 comentários Bíblicos, e ferramentas para estudar as línguas originais. Isso sem contar as coletânias de livros que custam centenas de dólares na versão impressa.

Assim é o e-Sword no PC

O único problema do e-Sword? Ele não vai sincronizar as suas notas. Você deve tirar notas e anotar no texto justamente para não ficar com cara de hipopótamo com diarréia (como eu fiquei quando esqueci um versículo na minha entrevista com o Lúcio) sem saber aonde está aquele texto que você tanto queria estudar depois. Qual minha solução? Evernote!

Evernote é um programa que faz um bilhão de coisas, mas pelo bem do artigo, vou focar em alguns benefícios e como eu os utilizo:

  • Você pode separar suas notas em livros. Eu tenho uma pasta para cada semestre, e cada semestre tem uma pasta para a matéria, e cada matéria tem inúmeras notas que eu tiro sobre as leituras e aulas. Organização é a chave para não se perder depois.
  • Ele sincroniza pra você. Ouviu uma frase legal no culto? Quer anotar no celular mas usar ela no computador a noite? Bem, o evernote faz tudo pra você. Anote em qualquer lugar que você tenha acesso a internet e bam! Abra o evernote em seu tablet, computador, ou laptop e pronto, lá estará sua nota. No stress.
  • Você pode compartilhar suas notas (e também pode manter suas notas privadas). Eu escrevo meus estudos no Evernote, e como eu lidero o grupo de jovens com uma outra garota, ela recebe estas notas automaticamente sem que eu precise enviar um email com um arquivo do word (isso é coisa do passado, parem de fazer isso por favor). Se você é pastor você pode enviar artigos para reuniões e tudo mais sem ter de enviar. Sim, parece fantástico porque é fantástico.

Outra coisa fantástica que eu faço em meu iPhone é estudar para a faculdade e para mim mesmo. Eu estou lendo o livro The Only Wise God, de William Lane Craig, todo dia antes de dormir. Inclusive hoje pela manhã eu acordei com o capítulo aberto ao lado da cama porque eu dormi no meio de uma meditação sobre o texto (acho que eu não meditei sobre o texto mas medeitei sobre ele. Ok, parei). Leio um capítulo ou um ponto do livro antes de deitar, e quando estou na fila do mercado, do DETRAM, ou de qualquer coisa, eu puxo o aplicativo iBooks ou Kindle e leio no iPad ou iPhone. Se você não usa o logos, você pode usar o Evernote. Crie uma pasta com o nome de seu livro dentro de sua pasta de livros e pronto, tudo que você gostou daquele livro estará lá. Eu sei que tem gente que não gosta de ler no celular, mas acredite em mim, eu odiava, após ter lido uns 38 livros no celular eu descobri que não quero mais livros de papel (por mais que eu ame minha pequena Biblioteca).

Outro aplicativo que eu uso para estudo é o Youtube. Eu já citei todos os canais do Youtube que eu acompanho aqui, então você pode usar seu “vocêtubo” para crescer espiritualmente. Normalmente, enquanto tomo café da manhã eu assisto algum vídeo, e creio que são 10 minutos que podem te preparar para um longo dia. Você também pode fazer o download de um app chamado Downcast, e organizar todos os podcasts que você ouve. Então invés de ouvir a nova música da Valeska Popozuda ou do Justin Bieber, você pode ouvir o Augustus Nicodemus respondendo perguntas no canal dele.

Outro aplicativo que eu uso, e talvez muitos de vocês usem também, é o Duolingo. Estou me preparando para meu Doutorado desde já, e estou aprendendo a ler em outra língua. Eu leio em Português, Inglês, Espanhol, Latim, e um pouco de Italiano, porém sinto necessidade de ler em Alemão também. Vou passar mais um ano e meio estudando 10 minutos de alemão por dia, e depois vou fazer um ano de intensivo no Alemão. Estou estudando a 5 meses, e por pouco eu consigo citar Hermann Günkel diretamente do texto original no meu último trabalho na faculdade. Estude outras línguas, todos vocês podem aprender. Se você dedicar 10-15 minutos por dia, talvez o próximo seminarista americano seja você 🙂

Existem outros aplicativos que eu poderia falar mais, mas o tempo não me permite então vou ser breve. O KhanAcademy é aonde eu estudo outras disciplinas tais como filosofia indutiva, física, cosmologia, etc. CC&RC e WSC é aonde eu estudo as confissões de fé e os credos dos nossos pais na fé. Doutrinas da Graça é minha lista rápida para achar os “versículos Calvinistas” na Bíblia. Promises é minha caixinha de promessa, e Vimeo é aonde eu vejo outros vídeos que não estão no Youtube e são de ótima qualidade (e não tem 30 segundos de propaganda). Espero ter oportunidade de falar profundamente sobre cada aplicativo, e isso virá mais tarde. Fique tranquilo.

Oração:

Para muitas pessoas, o smartphone é motivo para não orar. Para mim, é a razão pela qual eu melhorei minha vida de oração. Eu sempre fui muito esquecido, então orar por missionários era algo que eu só lembrava no culto de missões da igreja local. Atualmente, todo dia pela manhã eu abro meu aplicativo Pray Today do Voice of Martyrs e oro pela necessidade do dia. Hoje orei pelos irmãos que distribuem Bíblias na Algéria, uma coisa que eu provavelmente não me recordaria caso estivesse orando sem meu smartphone.

Você pode usar o Evernote para criar listas de oração. Eu expliquei neste artigo algumas dicas para melhorar sua vida devocional, então dá uma conferida. Separe seus pedidos de oração ao decorrer da semana para ser mais organizado e mais eficiente na sua oração. Crie uma lista para cada dia no seu Evernote e pronto, abra a lista quando for orar. Dessa forma, quando sua avó te fala algum motivo para orar, você já tira seu smartphone do bolso e começa a anotar o pedido na sua pasta “Oração – Família”.

Saúde:

Eu não sou um sedentário que precisa de um aplicativo para me fazer lembrar que eu tenho de beber água. No entanto, faço uso de alguns aplicativos que me ajudam muito. Todo dia pela manhã, eu acordo e lavo o rosto. Volto para o quarto, tiro o iPad do carregador, e ligo meu SWORKIT na minha lista “7-Min Workout”. Eu preparei um treino intensivo para fazer toda manhã. Faço flexões, agachamento, abdominais, afundo, etc. Pago $20 por ano para ter esse aplicativo. Se eu tiver alguma dúvida, posso falar com um personal trainer a qualquer momento pelo app. Eu também vou para a academia no período da tarde, porém esse treino pela manhã garante que, caso algum imprevisto aconteça, eu botei meu corpo para trabalhar pela manhã. Eu sou péssimo para ficar acordado logo cedo, então fazer um treino logo ao sair da cama me ajuda a ficar acordado para ler meu devocional. Sim, meu devocional também está no mei iPad e eu falei sobre isso neste artigo aqui.

A noite, antes de dormir, eu abro o mesmo aplicativo e faço minha rotina de alongamentos. 5 Minutos de alongamentos antes de dormir me ajuda a relaxar e a me tornar mais flexível. Posso garantir que 5 minutos por dia vão fazer a diferença em alguns meses, principalmente quando você se tornar mais velho. Os alongamentos me ajudam a relaxar, para que eu possa ir me preparando para deitar e ler meu devocional.

Eu não faço isso, mas você pode criar uma pasta “saúde” no seu Evernote e colocar seus treinos lá. Seu cérebro é viciado em aprovação e crescimento, então anotar quando você melhorou no seu treino todos os dias vai te motivar a treinar no dia seguinte também. Domine seu cérebro, não deixe que ele domine você.

Produtividade:

Sabe aquele cara que sempre chega atrasado na igreja? Ou aquele que combina as 6:30am e aparece as 8pm? Ou aquele cidadão que fala que te ajudar na quinta feira mas não aparece nunca? Talvez esse cara seja você. Esse cidadão tem um problema teológico gigante em sua mente, mas não posso tratar de tal problema agora. O que eu posso dizer é que eu era esse cara até que conheci o Google Calendar e o Habitica.

Google Calendar: Nesse calendário você pode separar todos seus compromissos com cores diferentes. Então suas aulas são em vermelho, seu tempo de devocional em verde, suas reuniões em azul, e estudo bíblico em amarelo. Em alguns dias você já estará familiarizado e poderá saber o que tem que fazer após seu compromisso atual em apenas um piscar de olhos em sua agenda.

Habitica: Esse app transforma sua vida em um jogo. É um RPG da vida real. Eu comecei o jogo como um garoto desorganizado que chegava em cima da hora nas aulas todo santo dia. Hoje sou um Rogue level 47 que monta em um Dragão Zumbi e tem um Porco cor de rosa voador que me acompanha. Sim, é fantástico.  Eu coloco tudo que tenho de fazer todo dia no app. Quando eu marco que completei a tarefa, eu ganho pontos, quando não completo, perco vida. Além de ter uma lista diária, você pode ter uma lista de afazeres e uma lista de hábitos que quer construir, e o app vai te ajudar a cumprir tudo isso. Eles já tem uma versão em português então vai lá baixar e vem jogar.

Família e Relacionamentos:

É verdade que você pode perder relacionamentos pelo celular, mas eu não sugiro que faça isso. Sugiro que você use seu smartphone para crescer em seus relacionamentos. Com meu smartphone, eu falo com meus pais que moram em outro país; falo com meus amigos que moram em outro país; faço sessões de aconselhamentos com pessoas de outros países; converso com todos os jovens que lidero sem sair de casa. Estou dirigindo, então simplesmente digo “Hey Siri”, e ela pergunta o que eu quero, e eu respondo “Envie mensagem para Tiago”, ela pergunta novamente e eu respondo “E ai Tiago, como está a vida? Tudo certo? Cara, você ficou com meu livro que eu te emprestei? Se você não quiser que eu degole seu esquilo de estimação sugiro que me entrege ele hoje. Abraços, te amo em Cristo!” Brincadeira gente, ele tem um gato…. quero dizer, tinha…

Entretenimento:

Ninguém sobrevive sem entretenimento, então não banque o puritano piedoso porque comigo não cola. Uma das coisas que mais me arde o pâncreas é ver alguém postando contra entretenimento usando redes sociais. Se você não entendeu a contradição talvez você seja um desses. Tá tudo bem, Jesus te perdoa. Eu não.

Brincadeiras a parte, seu cérebro precisa de descanso. Acredito que são poucos que vão ler isso e vão pensar “acho que preciso de mais descanso e entretenimento”, porque a maioria já gasta horas fritando o cérebro no facebook o dia todo. Mas eu estou falando com os poucos indivíduos que, como eu, se focam em uma coisa e desligam o mundo ao redor delas. Não faça isso. Abra o Youtube e assista um vídeo da Kéfera. Abra o Netflix e veja Galinha Pintainha. Seja feliz! Veja como Galinha Pintadinha é muito mais legal que Kéfera!

Áudio:

Este último ponto pode passar batido mas eu não deixaria isso acontecer. Todos os seres humanos normais gostam de música. E claro, eu estou sim sugerindo que se você não ouve música, existe algo de errado com você. A música cristã tem muita força de influência. Quando eu ouço o Estratagema de Deus falar “Cê não sabe o que é saber que o próprio Deus conta contigo”, eu fico arrepiado dos pés a cabeça; quando ouço o Projota falando “reclama quando sua véia te manda no mercado, reclama se a cinta estrala quando cê ta errado, reclama quando ela te abraça na frente dos aliado, vai reclamar com Deus quando ela nem estiver do seu lado”, e já pego o telefone e ligo pra minha mãe; quando ouço “Lazarus” do Tripp Lee já começo a lembrar de tudo que Deus me libertou; quando ouço “Medo” do Provérbio X já começo a orar enquanto ouço. Talvez você não tenha percebido, mas música cristã te ajuda a meditar na palavra do Senhor sem encostar na Palavra. Isso é um suplemento fantástico para sua vida espiritual.

Outra coisa boa são audiobooks. Semana passada terminei o livro “The Power of Habit“, de Charles Duhhig. Agora esta semana começarei “So Good They Can’t Ignore You“, de Cal Newport. Ambos são livros de psicologia e marketing, então eu tenho a oportunidade de estudar outros assuntos enquanto trabalho, dirijo, tomo banho (sim eu faço isso), escovo o dente, etc.

Conclusão:

Você tem em suas mãos um aparelho que demorou décadas para ser desenvolvido com perfeição. Graças a este elemento da graça de Deus na sua vida, você pode ler livros que fizeram de muitos homens mártires, ouvir palestras de especialistas, assistir o Nando Moura falando “mophóbics”, e até mesmo meditar na palavra de Deus. Por alguns centavos você pode comprar todos os comentários de João Calvino, aprender uma lingua estrangeira, tomar vergonha na cara e parar de ser um gordo sedentário, ou ouvir o próximo hit to Tales Roberto (ele ainda é crente, gente?). Long story made short: Você tem uma arma em suas mãos. Use essa arma para destruir sua vida espiritual, ou para turbiná-la. A escolha é sua.

The following two tabs change content below.
Natan de Carvalho é estudante de Teologia e Filosofia na Southeastern Baptist Theological Seminary, na Carolina do Norte. O Catarinense, de Jaraguá do Sul, agora reside em Raleigh, aonde congrega e serve na Crossroads Fellowship Church. Natan também está colaborando na tradução do Logos Bible Software para o Português. Completou o Intensivo Ministerial e Missionário com o minstério Clamor de Media Noche, e também cursou teologia no Instituto Teológico Batista Catarinense.

Latest posts by Natan de Carvalho (see all)

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

%d blogueiros gostam disto: